Universidade das Notícias
Universidade das Notícias
Nos Estados Unidos ninguém é obrigado a ter um diploma de jornalista para exercer a profissão. A liberdade de expressão e de Imprensa é garantida no Primeiro Artigo da Constituição e é um direito fundamental do povo, não dos meios de comunicação ou do governo. Direito que está acima de interesses corporativistas de sindicatos ou donos de estabelecimentos de ensino.
Mas a não obrigatoriedade do diploma não significa que os americanos não valorizem a pesquisa e a qualidade no ensino do Jornalismo e da Comunicação Social. E sua prática de forma ética e responsável. Ou sua importância vital numa sociedade democrática e na preservação dos direitos civis. E nem significa que eles subestimem os detalhes e meandros do aspecto comercial dessa atividade, que dá empregos e deve gerar lucros.
Entidades como a Associação de Escolas de Jornalismo e Comunicação de Massa (ASJMC - Association of Schools of Journalism and Mass Communication) fundada em 1917, tem quase um século de trabalho em conjunto com empresas e profissionais do setor para elevar os padrões técnicos e éticos do jornalismo e discutir práticas comerciais bem sucedidas.
O Poynter Institute é outra entidade dedicada ao ensino e debate de questões fundamentais ao Jornalismo, seus desafios e futuro diante das inovações tecnológicas que não param de surgir. E um dos braços do Poynter que eu acho super interessante porque abre oportunidades de reciclagem de conhecimentos e novos contatos é a (News University - NewsU).
A ideia surgiu a partir de uma pesquisa feita em 2004 com profissionais de jornais e televisões de todo os Estados Unidos, que demonstrou que a grande maioria sentia necessidade de cursos de atualização e aperfeiçoamento. A falta de tempo e de apoio dos donos dos meios de comunicação para perseguir excelência na prática do ofício era apontada como uma grande preocupação desses trabalhadores. Lançada em abril de 2005, a oferece treinamento online para jornalistas e estudantes de jornalismo e links para outras oportunidades de educação.
Há cursos para focas e também profissionais veteranos de todos os tipos de mídias -- impressa, online e broadcast (rádio e TV)-- em vários aspectos da atividade: liderança e gerenciamento de equipes, reportagem, edição e redação, ética, uso eficiente de softwares, fotojornalismo, propaganda e vendas entre outros. Há também cursos sobre como fazer a transição da mídia impressa para a online, como utilizar eficientemente blogs, Twitter e outros caminhos da Internet e gerenciar com sucesso a própria carreira.
Muitos dos cursos são grátis, facilmente acessíveis de qualquer lugar do mundo, sem necessidade de nenhum programa especial de computador, só uma conexão confiável.
E evidentemente é preciso ter um conhecimento intermediário do inglês. Ou disposição e um bom dicionário para aprender Inglês e Jornalismo ao mesmo tempo. Embora esteja nos planos do Instituto Poynter estender os cursos da para outros países e idiomas, atualmente o foco é atender as necessidades de treinamento dos profissionais e futuros jornalistas americanos.
Os colegas brasileiros podem se registrar e fazer cursos, . A NewsU tem interesse em trabalhar com qualquer organização disposta a desenvolver módulos de treinamento online para jornalistas. Os interessados podem contatar Howard Finberg, Diretor de Ensino Interativo do Instituto Poynter, clicando ou pelo telefone (727 - 821- 9494).






