União Européia quer mais direitos e proteção mais eficaz para consumidores online

União Européia quer mais direitos e proteção mais eficaz para consumidores online

Atualizado em 08/10/2008 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Com o objetivo de oferecer preços mais competitivos incentivando o comércio virtual no continente, a Comissão Européia, órgão da União Européia (UE), anunciou que pretende aumentar os direitos dos consumidores online e oferecer uma proteção mais eficaz a eles.

De acordo com Meglena Kuneva, membro da Comissão de Comércio da UE, o aumento das vendas pela internet destacará as empresas que oferecem o melhor custo-benefício. "Com os orçamentos domésticos controlados e o poder de compra figurando entre as principais preocupações do cidadão, nunca foi tão importante a possibilidade de comparar preços", afirmou.

Ela é a responsável por sugerir uma lista com os termos de contrato ilegais e por propor que, durante um período determinado, os internautas possam desistir da compra, informou a agência Associated Press.

Para Kuneva, é necessário "uma ampla rede de segurança na UE, para que os consumidores façam suas compras online tranqüilamente em diferentes países". A cada cinco consumidores online da Europa, apenas um compra produto em outros países.

Leia mais