União Europeia encerra ação antitrustre contra a Microsoft

União Europeia encerra ação antitrustre contra a Microsoft

Atualizado em 17/12/2009 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A União Européia (UE) encerrou na última quarta-feira (16) a ação antitruste contra a Microsoft, acusada de impor de forma ilegal seu navegador de internet nos países do bloco. O impasse entre a UE e a empresa de tecnologia existia há uma década.

Segundo informou a Agência Estado, para efetuar o acordo, a Microsoft se comprometeu a distribuir navegadores concorrentes com o sistema Windows, junto com o Internet Explorer. De acordo com a comissária de concorrência do bloco europeu, Neelie Kroes, consumidores serão os principais beneficiados, por poderem escolher qual navegador utilizar.

"É como se você fosse ao supermercado e eles oferecessem somente uma marca de xampu na prateleira, com todas as outras opções escondidas na parte de trás, e sem que todos saibam sobre elas", disse Neelie. "O que estamos dizendo é que todas as marcas precisam estar na prateleira".

O conselheiro geral da Microsoft, Brad Smith, disse que a empresa está satisfeita com a decisão e acrescentou ainda que a companhia espera aprofundar a confiança estabelecida no acerto. A União Européia espera agora aumentar a fatia dos concorrentes do setor, como Firefox, do Mozilla, o Chrome, do Google, e o Safari, da Apple.

O acordo determina ainda que a Microsoft pague multa de 10% sobre seu faturamento anual, em caso de descumprimento. Infrações anteriores penalizaram a companhia em US$ 2,5 bilhões por ações concorrenciais.

Leia Mais

-