União Européia adverte Google sobre privacidade em serviço de divulgação de imagens

União Européia adverte Google sobre privacidade em serviço de divulgação de imagens

Atualizado em 15/05/2008 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O supervisor de privacidade da União Européia, Peter Hustinx, encorajou o Google a respeitar as leis de privacidade locais no momento em que a empresa prepara o lançamento da função Street View - que permite aproximar imagens de mapas ao nível da rua - do outro lado do Atlântico.

"O Street View está disponível apenas nos Estados Unidos, mas sei que ele vai trabalhar de maneira diferente quando for lançado no Canadá, portanto ele tem a capacidade de ser adaptado a diferentes leis de privacidade", disse Hustinx, acrescentando: "Eu incentivaria o Google a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades européias de proteção de dados também".

"Tirar fotos da rua não é problema, mas tirar fotos de pessoas pode ser. Mandamos uma mensagem bem clara ao Google e a outras empresas de busca em internet em nosso relatório sobre cumprir as leis européias de privacidade", disse ele.

No ultimo mês, um carro com o logo do Google carregando um equipamento fotográfico sofisticado foi observado circulando nas ruas de Milão e Roma, na Itália. No início deste mês, o mesmo veículo foi visto nas ruas de cidades francesas.

O advogado de privacidade do Google, Peter Fleischer, escreveu em seu blog que a empresa vai respeitar as leis de privacidade quando implementar o Street View fora dos Estados Unidos. No país, o serviço também despertou polêmica porque traz imagens claramente visíveis de pedestres e pessoas sentadas em cafés, além de placas de veículos.

Por esta razão, o Google está avaliando instalar uma tecnologia que vai borrar as imagens das faces dos transeuntes e placas de veículos para que não possam ser identificados. Outra alternativa seria reduzir a resolução de toda a imagem, para impedir que ela seja identificada.

As informações são do site PC World