União de Telecomunicações da ONU amplia serviço para alertar sobre o ebola

Objetivo é aumentar eficácia do uso de ferramentas para envio de alertas e de resposta à doença

Atualizado em 06/11/2014 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada em tecnologia de Informação e comunicação da ONU, junto ao Sistema Global para Comunicações Móveis (GSMA, na sigla em inglês) e a Sociedade da Informação, planejam intensificar seus serviços para combater o ebola.
Crédito:Divulgação ONU quer ampliar papel das comunicações no combate ao ebola
Segundo a ONU, as três organizações vão ampliar alcance, capacidade e eficácia das tecnologias de informação e de comunicação para o alerta da resposta à doença. "Nosso desafio imediato é garantir que entraves regulamentares sejam removidos para facilitar a implantação e utilização de aplicações de telecomunicações com o objetivo de salvar vidas”, disse o secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré.
A União de Telecomunicações também inseriu terminais de satélite para apoiar as iniciativas em curso e desenvolve novas aplicações em cooperação com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Já os aplicativos são projetados para aprimorar os esforços de sensibilização, facilitar alertas de aviso prévio, relatar novos casos de infecção e apoiar o gerenciamento de ações humanitárias em comunidades, regiões e países.