Unesco realizará mapeamento para medir nível de democracia das mídias
Unesco realizará mapeamento para medir nível de democracia das mídias
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) irá realizar, a partir desta segunda-feira (7), um mapeamento das mídias para medir o nível de democracia dos veículos nos 193 países membros da Organização. A análise será concluída em 2015.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo , o trabalho terá a ajuda dos consultores Toby Mendel e Eve Salomon. O coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela, declarou que a análise será complexa e focará o conteúdo, o grau de liberdade dos profissionais e o acesso da população às diferentes mídias.
Nesta segunda, a Unesco divulgará em seu a versão em português do documento "Indicadores de Desenvolvimento de Mídia", que mostra os cinco critérios de análise das mídias: composição do mercado, conteúdo veiculado, independência profissional, acessibilidade e composição das empresas (privadas, estatais ou públicas).
O texto foi aprovado em 2008 pelo Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da Unesco, e será discutido em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados no dia 23 de junho.
Leia mais






