Unesco pede ação das autoridades contra atentado a rádio de Marília (SP)
Unesco pede ação das autoridades contra atentado a rádio de Marília (SP)
A Representação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) se manifestou sobre os atentados ocorridos contra a Rádio Diário FM, de Marília (SP), ligada ao grupo Central Marília de Notícias.
Na última quinta-feira (27/08), quatro homens entraram na sede da emissora, à margem da rodovia SP-294, e tentaram destruir o equipamento que transmite a programação da Diário FM para Marília e região com golpes de barras de ferro. Após golpearem o retransmissor principal, o grupo atacou o aparelho auxiliar.
Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, afirmou que "este ataque à liberdade de imprensa demonstra que a defesa da democracia e dos direitos humanos é uma tarefa constante, mesmo em nações como Brasil, nas quais esses direitos estão garantidos constitucionalmente".
Segundo ele, "as investidas do crime organizado contra a liberdade de imprensa configuram um fenômeno que se tem intensificado em diversas partes do mundo e, logo, demandam uma resposta articulada das autoridades e da sociedade brasileira".
Em comunicado, a Unesco declarou que espera uma apuração rápida e eficaz sobre o atentado, sobretudo pelo fato de que não é a primeira vez que a rádio sofre uma tentavia de cerceamento à liberdade de imprensa - em 2005, as instalações do grupo foram vítimas de um incêndio.
Leia mais






