Unesco lança edição em português de manual para jornalistas investigativos

A Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, lança nesta semana as versões em português e espanhol de seumanual para jornalistas investigativos.

Atualizado em 20/02/2014 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O livro foi publicado em 2009 e está disponível em sete idiomas. Com conteúdo oferecido para o aprendizado de técnicas básicas, é considerado como uma ferramenta básica para começar e terminar um trabalho de investigação.
Sob autoria de Mark Lee Hunter, “Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos” é um guia para o profissional de comunicação, que pode seguir as instruções para fazer um bom trabalho de investigação jornalística. Por ser um trabalho que envolve a governabilidade democracia, requer precisão e cuidado na busca detalhada de informações.
Para Mark, o jornalista não deve basear seu trabalho apenas apontando o que está errado. “Não busque apenas coisas que envolvam transgressões. É frequentemente mais difícil realizar um bom trabalho de registro sobre algo que está dando certo – entender um novo talento, ou um projeto de desenvolvimento que alcançou as suas metas, ou uma empresa que está gerando riqueza e empregos. Identificar os elementos replicáveis do sucesso, ou as ‘melhores práticas’, é um valioso serviço aos seus expectadores.”
Segundo a Unesco, mais de mais de 600 jornalistas foram mortos e muitos mais sofreram ataques não fatais na última década. Além disso, tem havido um reduzido índice de condenação dos autores desses crimes. Devido a natureza do trabalho, e a necessidade do profissional se sentir seguro ao fazer uma apuração, a organização das Nações Unidas promove debates e desenvolve ferramentas para melhorar as condições de trabalho, como este manual.
Como um guia, a publicação passa por todas as etapas da investigação por hipóteses com análises e estudos de casos reais em cada capítulo. As publicações em e já estão disponíveis para download.