Unesco expõe projeto que mapeia nível de democracia da mídia mundial
Unesco expõe projeto que mapeia nível de democracia da mídia mundial
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove, nesta quarta-feira (23), uma audiência pública para debater os indicadores de desenvolvimento mundial da mídia. O debate, que será realizado na Câmara dos Deputados, também analisa o texto do projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que mapeia o nível de democracia dos veículos nos 193 países membros da Organização. A análise será concluída em 2015.
Segundo o site da Câmara do Deputados, a Unesco dividiu os indicadores em cinco categorias de análise das mídias: composição do mercado, conteúdo veiculado, independência profissional, acessibilidade e composição das empresas (privadas, estatais ou públicas).
De acordo com a Folha de S.Paulo , o trabalho, que começou no dia 7 de junho, conta com a ajuda do coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela, que declarou que a análise será complexa e focará o conteúdo, o grau de liberdade dos profissionais e o acesso da população às diferentes mídias.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Iriny Lopes (PT-ES), afirmou que a elaboração dos indicadores vai contribuir para um debate objetivo sobre a regulação dos meios de comunicação.
Leia mais
-






