Unesco deixa de patrocinar Dia pela Liberdade de Expressão na Internet
Unesco deixa de patrocinar Dia pela Liberdade de Expressão na Internet
De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), organizadora do Dia pela Liberdade de Expressão na Internet, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) retirou nesta quarta-feira (12) seu patrocínio ao evento.
No site da RSF, um comunicado oficial diz que o motivo é que a entidade da ONU "não quer se ver associada às diferentes manifestações organizadas para a ocasião".
"Vários dos Estados que fazem parte da lista dos quinze 'Inimigos da Internet' que publicamos hoje intervieram diretamente perante a Direção Geral da Unesco", acrescentou a nota.
A organização ainda reiterou que o fato de que "a Unesco tenha voltado atrás evidencia a importância deste dia e da mobilização contra os Estados censores". O órgão da ONU comunicou sua decisão à RSF na última terça-feira (11) à noite, véspera do dia dedicado a denunciar a censura de Governos à web.
Fontes da Unesco contaram à Agência Efe que os conteúdos publicados na terça à noite no site da Repórteres Sem Fronteiras não respeitavam o acordo das duas entidades e que, embora o organismo da ONU destaque seu apoio à liberdade na internet, não pode apontar nações concretas.
A RSF, que acusou a Unesco de "covardia", publicou nesta quarta-feira sua lista de quinze Estados (dois a mais que o ano passado) considerados "Inimigos da Internet": Arábia Saudita, Belarus, Mianmar, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Vietnã e Zimbábue.
Pelo menos 62 ciberdissidentes estão presos no mundo e, em 2007, foram fechados ou tornados inacessíveis mais de 2.600 sites, blogs ou fóruns de discussão, segundo a RSF.
Entre as atividades do dia, a organização convocou os internautas a visitar seu site para criar um 'avatar' (clone virtual), escolher uma mensagem, um cartaz e tomar parte nas manifestações cibernéticas que ocorrerão em nove dos países da lista.
Com informações da EFE.
Leia mais






