UNE lança movimento em defesa do governo e contra corrupção

UNE lança movimento em defesa do governo e contra corrupção

Atualizado em 20/06/2005 às 14:06, por Fonte: Estudante.net.

Reunida nesta quarta-feira, 15 de junho, a executiva da União Nacional dos Estudantes debateu os últimos acontecimentos políticos no país e aprovou a nota Contra a Corrupção, por mudanças na política econômica, pela reforma política e contra o golpismo de direita.

Além da nota, a UNE, em conjunto com a Coordenação dos Movimentos Sociais, que realizou também reunião nesta quarta-feira, está convocando uma grande manifestação por mudanças na política econômica e outras bandeiras de luta, para o dia 01 de julho, em Goiânia, durante o 49º Congresso da UNE. Fique ligado no Estudantenet para saber mais informações sobre o ato.

Leia abaixo a Nota da UNE.

Contra a Corrupção, por mudanças na política econômica, pela reforma política e contra o golpismo de direita.

1 - O Brasil atravessa uma grande turbulência política, causada nas últimas semanas por denúncias de corrupção. Para a UNE, é indispensável que seja realizado um rigoroso processo de investigação, liderado pelos órgãos competentes como a Polícia Federal (que sofreu uma forte reestruturação nos últimos dois anos), o Ministério Público, a Justiça e com a instalação de CPI para que sejam esclarecidas as denúncias, permitindo assim, que todas as providências sejam tomadas.

2 - A UNE repudia a corrupção e o fisiologismo. Defende as apurações e investigações, mas salienta que a sociedade precisa estar atenta para não cair na armadilha da oposição conservadora, liderada pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso, que tenta criar um ambiente de instabilidade política no país e abrir caminho para retornar o governo central nas eleições de 2006. Os que hoje se apresentam como paladinos da moral e da ética são os mesmos que durante os oito anos de governo do PSDB impediram a instalação de 22 CPI´s e abafaram denúncias. Esses setores não têm moral para acusar o atual governo. Sempre estiveram envolvidos em irregularidades como as da compra de votos para aprovar a reeleição de FHC e, ainda hoje, nos estados em que governam, também impedem investigações, como no caso do governo Geraldo Alckmin, em São Paulo, e do governo de Ivo Cassol, em Rondônia. Até agora, o principal artífice das denúncias e do circo armado pela grande imprensa, o deputado Roberto Jefferson, que tem em seu histórico político marcas como a da defesa intransigente do ex-presidente Fernando Collor de Mello, não apresentou nenhuma prova.

3 - A população brasileira depositou grandes expectativas na eleição de Lula. No entanto, a demora para a realização do programa de mudanças aprovados em 2002, causada pela manutenção da política macroeconômica herdada do governo anterior, frustram essas expectativas e distanciam parcela da sociedade, que elegeu esse governo, da base de apoio. Esse cenário favorece a investida de setores à direita, e fragilizam o governo.

4 - Por isso, é fundamental a formação de uma nova maioria política e social que sustente as mudanças necessárias. A alteração na política macroeconômica, para que um novo projeto de desenvolvimento nacional seja implementado, e a realização de uma Reforma Política democrática, que não restrinja a liberdade de organização partidária, ampliando a representação da sociedade e sua participação nas decisões, são determinantes nesse momento político.

5 - A UNE luta pela construção de um Brasil soberano, com democracia e com instrumentos de controle da sociedade sobre o Estado, garantindo a transparência da coisa pública, pelo fim das desigualdades regionais e sociais, da miséria e violência.

Essa é a luta e o compromisso da União Nacional dos Estudantes.

Executiva da UNE
São Paulo, 15 de junho de 2005.