UNE - Debate a favor do SIM

UNE - Debate a favor do SIM

Atualizado em 04/10/2005 às 11:10, por Por: União Nacional dos Estudantes.

A Unirio recebeu esta semana a Caravana pelo Desarmamento, uma parceria entre a UNE e o Trama Universitário. Participaram do debate, que lotou o auditório da Universidade, o presidente da UNE, Gustavo Petta, o Presidente da UEE-RJ, Rodrigo Lua, o presidente da AMES, Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, Israel, Tiago do DCE da Unirio, o músico Marcelo Yuka, Pedro Strozenberg do Viva Rio.

O debate foi importante para aprofundar o debate em torno do tema do Referendo e mostrou que o interesse pela questão é maciço. Em sua exposição, o presidente da UNE ressaltou a importância da realização da consulta, que amplia a participação popular na decisão de assuntos relevantes para a sociedade brasileira, particularmente sobre o tema em questão, já que o Brasil é o primeiro país do mundo a realizar um Referendo Popular sobre a questão do comércio de armas.

O músico Marcelo Yuka, também fez uma exposição importante problematizando a questão a partir do ponto de vista de quem mora na periferia das cidades, que são as maiores vítimas de armas de fogo, e também com o olhar de quem foi, ele mesmo, alvo da violência com armas de fogo. Yuka é uma ativista do desarmamento e organiza uma ONG que aborda a questão do tráfico de armas e munição.

Após os expositores fazerem suas considerações, os estudantes que participaram do debate tiveram a oportunidade de fazer intervenções, alguns defendendo o SIM, outros defendendo o livre comércio de armas de fogo e munição, como mecanismo para garantir a defesa pessoal diante de uma sociedade cada dia mais violenta.

Ao final, Gustavo Petta reforçou o argumento de que portar armas de fogo não é sinônimo de segurança, pelo contrário. "A cultura da defesa pessoal e o uso da arma de fogo como saída para um problema coletivo, que é o da falta de segurança pública, é um equívoco que vem de uma influência cultural externa, particularmente a norte-americana, não é construído no Brasil. A formação cultural brasileira é baseada no diálogo, nas alternativas pacíficas".

O presidente da UNE apresentou no debate os 10 pontos nos quais a entidade está se baseando para defender o SIM no dia 23 de outubro.

Ao final do debate, um Show com a banda Mundo Livre S.A. agitou a galera na universidade.