Uma biografia do Casseta

Uma biografia do Casseta

Atualizado em 15/04/2005 às 12:04, por Renata Toledo Piza.

Por O riso garantido das noites de terça-feira tem muitos personagens e sete nomes: Seu Creyson, Massaranduba, Lábio Assunção, Viajando Henrique Cadozo e Ótima Bernardes. Bussunda, Hubert, Hélio de La Peña, Marcelo Madureira, Beto Silva, Reinaldo e Claudio Manoel. Mas, o que se assiste hoje na TV, há menos de 15 anos era comprado nas bancas. Foi na revista Casseta Popular e no jornal Planeta Diário - uma sátira ao impresso da ficção que tem Clark Kent, o Super-Homem, como repórter - que o humor perspicaz dos donos das "Organizações Tabajara" estreou.

Os quase 30 anos de carreira da turma estão documentados na revista Mundo Estranho, que lançou a coleção "A história completa do Casseta & Planeta". Em três volumes, ela narra as sátiras dos cassetas às novelas, aos artistas e políticos da vez, começando pelas matérias publicadas pela revista e pelo jornal, nos anos 80, até chegar na união dos sete em um programa de televisão. Com destaque para os melhores momentos na TV e para as manchetes sempre irreverentes, como as que ilustram esta página.

A coleção é resultado de uma idéia pautada para ser matéria de capa da Mundo Estranho sobre a trupe. O que seria uma reportagem cresceu e as editoras Abril e Toviassú firmaram parceria para publicar as memórias dos Cassetas, de 1984 até hoje. Quase uma dúzia de profissionais - entre repórteres, editores, diagramadores e designers - trabalharam no projeto. Durante um mês, a jornalista Leila Magalhães acompanhou o dia-a-dia do grupo, enquanto uma pesquisa minuciosa nos arquivos do humor era realizada pelo repórter Bruno Sassi. O produto da união de esforços são cerca de 300 páginas de biografia desses sete campeões do "trocadalho".