"Um bom jornalista tem o coração aberto e é comprometido com a sociedade", diz Klatell

"Para ser um bom jornalista, você precisa ter coração aberto e comprometimento com a sociedade em geral"

Atualizado em 23/09/2011 às 17:09, por Alessandra Ungria*.

Divulgação
"Jornalismo é como uma conversa. Tanto a opinião de quem manda quanto de quem recebe a mensagem é importante", afirma David Klatell, da Universidade de Columbia


. David Klatell, professor da Universidade de Columbia, acredita que esta seja a chave para a formação de um bom profissional. Em visita ao Brasil, para participar de conferência on-line em parceira com a ESPM, o acadêmico discorreu sobre estas e outras questões pertinentes ao mundo da comunicação na atualidade. "Jornalismo é como uma conversa. Tanto a opinião de quem manda quanto de quem recebe a mensagem é importante", disse ele, em entrevista ao Portal IMPRENSA.


Com artigos publicados em jornais como o The New York Times e o Washington Post , Klatell fala confortavelmente sobre a evolução da imprensa. "Tenho certeza de que a quantidade de informação a ser veiculada irá aumentar, assim como sua velocidade. A necessidade criada por esse ciclo é boa para o jornalismo", ressaltou.
Questionado sobre o fim da mídia impressa, o acadêmico entende que isto é apenas uma questão de readaptação do meio. "Com um foco mais especializado e analítico, as publicações podem se manter mesmo com os avanços tecnológicos", acredita. "Eu posso carregar o NYT 24 horas por dia no meu bolso com o aplicativo", observou, ressaltando o viés diferenciado que o setor impresso deve carregar com as mudanças digitais.
Sobre outra tendência da atualidade, a da confusão entre jornalismo e propaganda, Klatell fica reflexivo. "O grande desafio é: será que o jornalismo consegue 'se vender' de forma diferente de outras mídias?". Para ele, um fator que causa esta incompreensão seria de que "muitas pessoas são inocentes. Elas olham para qualquer informação como se fosse verdadeira".
Apesar de ter lecionado também nas universidades de Harvard e MIT, o professor se encontra, atualmente, na mais conceituada faculdade de jornalismo do mundo. "O segredo acadêmico? A qualidade da Columbia se baseia em três coisas: nosso excelente corpo docente; nossa dedicação exclusiva à área jornalística, e na qualidade de nossos alunos, que são muito talentosos e vem de diversas partes do mundo. Ficamos felizes de receber intercambistas em Columbia. Afinal, mais um excelente jornalista nos EUA é mais um bom profissional. Um excelente jornalista na África, por exemplo, pode fazer muita diferença para seu país. E isso nos deixa contentes".

Klatell foi consultor de mídia em 35 países. Trabalhou para emissoras de televisão, como a ABC e a CBS, além de ser co-autor em livros sobre a relação financeira entre a mídia e os esportes. Veio pela primeira vez ao Brasil ano passado, para inaugurar o curso de pós-graduação em jornalismo da ESPM.


* Com supervisão de Gustavo Ferrari


Leia mais

- - -