UE multa Google em 1,49 bi de euros por abuso de mercado
A Comissão Europeia, órgão da União Europeia (UE), multou a Google em US$ 1,49 bilhão por abuso de mercado. Esta é a terceira multa em dois anos imposta à empresa com base nas regras antimonopólio.
O valor foi calculado considerando dez anos de duração da infração (de 2006 a 2016). A multa equivale a 1,29% do faturamento da empresa em 2018.
No entendimento do órgão europeu, a gigante de tecnologia, controlada pela holding Alphabet, desobedeceu as normas ao impor cláusulas restritivas em contratos de utilização do AdSense For Search, um de seus serviços de publicidade. Como resultado disso, anúncios de concorrentes ficaram impossibilitados de serem colocados nos sites que utilizavam sua ferramenta.
"A Google abusou de sua posição de domínio para impedir que sites usassem outros intermediários além da plataforma AdSense. Isso é ilegal de acordo com as normas antimonopólio da União Europeia", criticou a comissária europeia, Marghrete Vestager.
As multas anteriores foram aplicadas pela UE em 2018 (4,34 bilhões de euros) e em 2017 (2,42 bilhões de euros). A primeira foi referente à inclusão prévia de aplicativos e serviços da Google no sistema operacional Android e a segunda, ao favorecimento da ferramenta de compras online da empresa.
A Google anunciou nesta quarta-feira (20) que adotará mudanças para "dar mais visibilidade a seus concorrentes".





