Twitter lançará ferramenta para transferência de valores via rede social

Ferramenta é resultado de uma parceria com o segundo maior branco francês, o BPCE. Twitter quer entrar na área de pagamentos pela internet.

Atualizado em 13/10/2014 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma parceria entre o Twitter e o segundo maior banco francês, o BPCE, poderá tornar possível a transferência de valores através da rede social. Com a ferramenta, o microblog visa entrar na área de pagamentos pela internet.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , a estratégia da empresa que controla o site é de buscar novas fontes de receita além da publicidade comum. No entanto, se entrar neste mercado, a companhia enfrentará gigantes de tecnologia, como a Apple e o Facebook, que já disponibilizam serviços financeiros. Elas colaboram e, em alguns casos, competem com bancos privados e emissores de cartões de crédito.
O grupo BPCE anunciou o desenvolvimento da ferramenta em setembro passado. Na ocasião, o conglomerado informou que estava se preparando para oferecer transferências simples de dinheiro via microblog para os clientes franceses, independentemente de qual banco forem correntistas, e sem que o remetente saiba detalhes bancários do destinatário da transação.
Crédito:Divulgação Twitter entrará em breve para mercado de compras e vendas online
Em comunicado oficial sobre o serviço, o executivo-chefe do grupo, Nicolas Chatillon, afirmou que a ferramenta será oferecida pela unidade de pagamentos móveis S-Money. Ela funciona por meio de mensagens de texto e se baseia em normas de segurança de dados da indústria de cartões de crédito.

As informações sobre a ferramenta devem ser apresentadas na conferência de imprensa a ser realizada em Paris, na França, na próxima terça-feira (14/10). Também em setembro passado, o microblog começou os ensaios de seu próprio serviço, chamado inicialmente de "Twitter Buy". A ideia é permitir que os consumidores e internautas possam encontrar e comprar produtos em sua rede social.
Com o "Buy", o botão "Comprar via Twitter" seria incorporado dentro de tuites postados por lojas, músicos e entidades sem fins lucrativos. Em testes, a ferramenta até o momento conecta os clientes com os varejistas, em vez de processar pagamentos ou verificar suas identidades. Mas, com a parceria, a rede social começa a mostrar que pretende mais do que ter apenas esse papel no futuro.