Twitter e YouTube contribuem para o enfraquecimento da memória, diz estudo

Twitter e YouTube contribuem para o enfraquecimento da memória, diz estudo

Atualizado em 08/09/2009 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O imediatismo do serviço de microblog Twitter e do site YouTube enfraquece o poder de memorização dos internautas, de acordo com estudos da psicóloga Tracy Alloway, da Universidade de Stirling, no Reino Unido.

O levantamento de Tracy revelou também que videogames de guerra e a navegação por sites de relacionamento estimulam um elemento da inteligência humano crucial para o sucesso. Estas duas atividades, segundo a pesquisadora, têm o mesmo efeito que a resolução dos desafios propostos pelo jogo de lógica Sudoku.

A especialista argumenta, ainda, que o sucesso está relacionado ao que ela classifica como "memória em atividade", algo próximo de uma habilidade de se lembrar de informações aplicá-las.

Ao estudar profundamente este tipo de memória em conjunto com sua equipe, Tracy concluiu que esta "habilidade" é muito mais importante, por exemplo, que a felicidade e o QI."Em uma entrevista de emprego, um candidato usará a memória em atividade para responder às perguntas da maneira mais impressionante", disse em entrevista à BBC.

Sobre os videogames que envolvem estratégias e planejamento, a pesquisadora afirma que estes auxiliam no aperfeiçoamento do uso da "memória em atividade". "O usuário se mantém atento às jogadas anteriores e mapeia as ações que serão tomadas", explicou.

A respeito do Twitter e do site YouTube, Tracy acusou o fluxo de informações como causador de um "enfraquecimento" da memória. "No Twitter, por outro lado, você recebe um fluxo infinito de informações, mas tudo é muito sucinto. Dessa forma, o usuário não processa o conteúdo", afirmou a especialista.

De acordo com informações do portal G1, após a pesquisa, a pesquisadora e sua equipe desenvolveram um sistema de treinamento de memória que auxilia a melhorar o desempenho de crianças com dificuldades de aprendizado.

Leia mais