Twitter de site oficial do governo norte-coreano tem acesso bloqueado na Coreia do Sul

Twitter de site oficial do governo norte-coreano tem acesso bloqueado na Coreia do Sul

Atualizado em 19/08/2010 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A Comissão das Comunicações da Coreia do Sul bloqueou o acesso ao perfil no Twitter vinculado ao site oficial do ditador norte-coreano Kim Jong-il. Segundo a agência EFE, o Ministério da Unificação do país teria advertido os seguidores da conta de que poderiam enfrentar sanções caso retuitassem ou respondessem as mensagens postadas.

O perfil, que em português significa "nossa nação", publica mensagens desde 12 de agosto deste ano e se declara porta-voz do site ("Nós como nação"). A conta possui cerca de 8,3 mil seguidores, entre eles sul-coreanos, que estão sujeitos a multas de até três milhões de wons (equivalentes a dois mil euros) caso se comuniquem com cidadãos da Coreia do Norte sem autorização do governo.

As autoridades sul-coreanas também estão atentas ao conteúdo dos vídeos publicados no YouTube que fazem elogios ao regime de Kim Jong-il.

A tensão política entre os dois países tem origem no confronto armado entre 1950 e 1953, encerrado com um armistício em vez de um tratado de paz. Tecnicamente, as duas Coreias ainda estão em guerra.

Leia mais

-