TVs norte-americanas apostam em formato popular para falar sobre a crise
TVs norte-americanas apostam em formato popular para falar sobre a crise
Os programas de jornalismo das redes norte-americanas de TV aberta estão apostando em um formato mais popular, saindo um pouco da pauta recorrente na imprensa mundial, que busca notícias sobre Wall Street e Washington. A intenção dos programas é mostrar os efeitos da crise econômica na vida do cidadão de classe média dos EUA.
O âncora do "NBC Nightly News", Tom Brokaw, anunciou, semana passada, que vai percorrer uma rodovia que atravessa o País em busca de histórias ao longo do percurso.
"Há pessoas aí fora fazendo coisas diferentes, reagindo ao que está acontecendo, enfrentando dificuldades, em alguns casos", disse Brokaw. Em outros casos, estão encontrando maneiras de dar a volta de obstáculos econômicos que se colocaram em seu caminho."
Ainda na semana passada, o programa "Today", da NBC, retirou do ar a série "Where in the World is Matt Lauer", após reclamações de telespectadores que se opunham a uma viagem cara ao exterior. Eles mostraram preferência por viagens locais como pauta para o programa. Respondendo ao pedido da audiência, os quatro apresentadores do programa irão percorrer os EUA.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a rival ABC,também tendo em foco a crise e seus efeitos, se inspirou nas coberturas de guerra e desenvolveu um projeto em que um repórter acompanhará a redução de vagas de trabalho na cidade de Brockton, Massachussetts. O programa intitulado "The Kitchen Table Economy" mostrará também a luta de uma fábrica de chapéus de caubói no Texas que luta para manter sua produção, além da batalha de uma família do subúrbio do estado de Washington em que o pai e mãe perderam seus empregos.
Leia mais






