TV russa pode fechar após pesquisa com telespectadores desagradar o governo

Uma das principais redes de televisão da Rússia, a Dojd, afirmou nesta terça-feira (4/2) que está correndo o risco de fechar as portas. As maiores operadoras de TV a cabo do país decidiram interromper a transmissão do canal, após uma pesquisa com seus espectadores sobre o cerco a Leningrado na década de 1940.

Atualizado em 04/02/2014 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a AFP, a Dojd, que é o principal veículo televisivo de oposição ao governo russo, perguntou ao seu público se as autoridades soviéticas deveriam ter entregado a cidade de Leningrado, atualmente São Petersburgo, aos nazistas "para salvar centenas de milhares de vidas". Entre 1941 e 1944, militares alemães cercaram a cidade, onde mais de um milhão de russos morreram, principalmente de fome.
Na noite da última segunda-feira (3/1), o operador TriColor TV anunciou que retirava a Dojd de sua oferta a partir de 10 de fevereiro. Anteriormente, as fornecedoras Akado, Rostelecom e Beelin já haviam interrompido a transmissão do canal.
"É o operador mais importante que nos restava. No início não cedeu às pressões e tínhamos muitas esperanças", disse Mikhail Zygar, redator-chefe da Dojd. "Seu abandono [...] é uma linha vermelha que demonstra que é travada uma autêntica guerra contra nós", acrescentou.
A pesquisa que deu origem ao problema foi publicada pela ocasião dos 70 anos do fim do cerco a Leningrado. A rede a retirou rapidamente do ar e a direção se desculpou. Ainda assim, os grupos parlamentares da Duma (câmara baixa do Parlamento russo) condenaram por unanimidade esta pesquisa de opinião, por considerar que é uma ofensa à memória dos antigos combatentes.