TV russa favorece amplamente candidato da base governista

TV russa favorece amplamente candidato da base governista

Atualizado em 29/02/2008 às 08:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A NTV, único canal privado da Rússia, dedicou 17 vezes mais tempo em seu noticiário para o candidato governista na reta final da campanha eleitoral russa. De acordo com o Centro para Jornalistas em Situações Extremas, o vice-primeiro-ministro Dimitri Medvedev foi favorecido em relação aos outros três candidatos.

A instituição apontou que, em outros três canais, a diferença foi menor , no entanto, considerável. Isso sem contar o tempo dedicado do presidente Vladimir Putin, que apontou o vice-primeiro-ministro como seu sucessor, anunciando que será indicado primeiro-misnitro por ele.

O Centro analisou as emissoras de TV do país, de 2 de janeiro a 25 de fevereiro, entre 18 horas e meia-noite. Segundo ele, o favorecimento mais avassalador ao candidato do governo ocorreu na NTV, que se tornou governista. No período, Medvev ocupou 43,3% do tempo do noticiário político, enquanto os outros três candidatos somados obtiveram 2,5%.

De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo , o diretor do Centro, Oleg Panfilov, declarou que o presidente Valdimir Putin está matando o jornalismo na Rússia. No entanto, ele reconheceu que nunca houve imprensa isenta no país. Segundo ele, o governo usa a Receita Federal para pressionar empresas proprietárias de meios de comunicação e os potenciais anunciantes publicitários. Ao mesmo tempo, as grandes estatais compram o controle acionário e espaços publicitários nos meios.

Leia mais