TV Record questiona editorial da Folha de S.Paulo sobre ditadura

TV Record questiona editorial da Folha de S.Paulo sobre ditadura

Atualizado em 01/04/2009 às 17:04, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Record questiona editorial da Folha de S.Paulo sobre ditadura

Reprodução
O jornalista Celso Freitas
Na noite da última terça-feira (31/03), o "Jornal da Record", apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo, anunciou que exibirá a reportagem "Escândalo da Ditabranda", que busca esclarecer como o jornal Folha de S.Paulo - que em um editorial recente chamou a ditadura brasileira de "ditabranda" - se posicionou perante o regime.

Em editorial publicado em 17 de fevereiro, que comentava a vitória de Hugo Chávez em referendo que deu ao presidente venezuelano o direito de candidatar-se à reeleição quantas vezes quiser, o jornal classificou o regime militar instaurado no Brasil como "ditabranda", se comparado a ditaduras de outros países da América Latina.

"Um jornal de grande circulação não conseguiu explicar a sua atuação nesse período conturbado. É essa história nebulosa que o Jornalismo da Record vai contar em breve", explicou a apresentadora. Na chamada da reportagem, a emissora afirmou que o público "vai ver como foi a ação dos jornais do Grupo Folha, proprietário da Folha de S.Paulo , durante a ditadura".

Como exemplo, a Record cita a morte do militante Joaquim Seixas, que teria sido manchete do jornal um dia antes de ter realmente acontecido. "Quantas vítimas, quanta crueldade, quantos mortos serão necessários para que um governo seja considerado uma ditadura?", questiona a emissora, que ainda mostra imagens de entrevistas com especialistas e vítimas da ditadura.

Segundo o AdNews, a assessoria de imprensa da Record informou que não há data para a veiculação da reportagem.

Leia mais