TV pública espanhola receberá do governo 50 milhões para a cobertura da Olimpíada de 2016

A TV pública espanhola — RTVE — receberá do governo do país cerca de 50 milhões de euros para ajudar na cobertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Atualizado em 06/07/2015 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Wikimeedia commons Emissora aposta nos Jogos Olímpicos para se reerguer
De acordo com o El País , o orçamento feito pelo presidente da companhia, José Antonio Sanchez, inclui pela primeira vez, em quatro anos, um aumento da contribuição do Estado para compensação de serviço público.

O valor, dado pelo governo espanhol, à RTVE será utilizado para a cobertura dos Jogos Olímpicos de verão. Entre os gastos estão inclusos transporte de equipamento, circulação de jornalistas e pagamentos de imagens.

Com os novos investimentos do governo na comunicação, a empresa espera fazer outras inserções de capital na emissora. A expectativa é de que as autoridades transfiram cerca de 380 milhões de euros. Porém, a ideia esbarra na lei de financiamento limitado de 330 milhões.

Além disso, o grupo pretende arrecadar 45 milhões de euros com a comercialização de seus produtos. Dentre eles, estão renda de títulos de programas e patrocínio, o único ligado à publicidade que entra nos cofres da empresa desde 2010.

Apesar de toda a expectativa de arrecadação, a companhia também enfrentará o gasto com aluguel de estúdios para a transmissão de programas. Assim, para equilibrar de vez as contas, a RTVE espera receber cerca de 80 milhões de euros de reembolso do IVA.