TV pública da Espanha controlará e-mails e arquivos de funcionários

A direção da Companhia de Radiotelevisão de Galícia (CRTVG) aprovou, na última sexta-feira (10/1), regras para utilização de sistemas de informação, o qual poderá conferir os e-mails e arquivos dos funcionários, bem como suas sessões de navegação na internet.

Atualizado em 16/01/2014 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

As centrais da emissora ficam em Santiago de Compostela, na Espanha.

De acordo com o El Pais , os trabalhadores criticaram a medida, uma vez que tem sido adotada de forma unilateral e qualificada como "autoritária". O novo padrão também impede que os trabalhadores tenham acesso às instalações da TV portando laptops, discos rígidos ou tablets que não sejam corporativos.
"É proibido enviar mensagens agendadas ou tipo pirâmide, e também é vetada a participação em fóruns de discussão, listas de discussão ou grupos de notícias que colocam em risco a reputação da CRTVG". A emissora justifica que devido às novas tecnologias "aumentam substancialmente o risco de roubo ou vazamento de informações".

Recentemente, a CRTVG também enviou uma circular com uma série de pedidos sobre o tipo de vestuário de seus trabalhadores que aparecem na frente das câmeras e que representam, de alguma forma, a emissora.

A roupa deve ser "sóbria, correta e moderada". "Deve-se descartar a ousadia inovações estilísticas em programas de notícias" Além disso, não podem usar "símbolos que revelem sua afiliação ou proximidade de uma escolha política, de associação, sociais, desportivas ou econômica".