TV Jornal transmite série sobre transtornos mentais

TV Jornal transmite série sobre transtornos mentais

Atualizado em 09/09/2008 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A nova série de reportagens da TV Jornal, "É preciso saber viver", estréia nesta terça-feira (09), às 12h, com o tema transtorno mental. Com duração até a próxima sexta-feira (12), a atração trata, também, da reforma psiquiátrica como alternativa ao tratamento dos doentes.

A primeira reportagem da emissora pernambucana explica o que é a doença mental e mostra a história de sua evolução. No segundo capítulo, a série mostra como vivem e quais as perspectivas para o futuro das pessoas que, por causa dos transtornos, cometeram algum tipo de crime. A equipe da TV Jornal foi até a cidade de Itacuruba, no sertão pernambucano, para mostrar, na terceira reportagem, por que o lugar tem o maior número de pessoas com transtornos mentais no Estado e o maior índice de suicídios do Brasil.

Na quinta-feira (11), a série enumera as redes de tratamento existentes no Recife e aborda a polêmica questão da reforma psiquiátrica. A equipe de reportagem viajou, ainda, até Minas Gerais para mostrar um exemplo a ser seguido. No último episódio, o telespectador conhece a rede de tratamento integrada que serve de referência para o país. Na capital mineira, os repórteres encontraram exemplos de pessoas que venceram o preconceito e as limitações e conseguem viver com dignidade.

A série tem reportagem de Tayza Contagem e imagens de Sebastião Siqueira. A produção é de Alissa Farias e Fabianni Assunção, que assina, com Mônica Carvalho, a edição de texto. A edição de imagens é de Catarina Apolônio.

Leia mais

-