TV japonesa ensina como se defender de assaltos durante a Copa no Brasil

O casal de apresentadores simulou um roubo de carteira e destacou os altos índices de violência no país em comparação ao Japão.

Atualizado em 02/06/2014 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma das maiores emissoras no Japão, a TV Fuji, decidiu reservar 20 minutos de sua programação para orientar os expectadores que pretendem assistir a Copa do Mundo no Brasil. O casal de apresentadores deu dicas sobre o que fazer em caso de assalto e fez questão de destacar os altos índices de violência no país. "Será esse o cotidiano de um lugar conhecido como 'país do crime'?", perguntou um jornalista durante a transmissão.
Segundo o UOL, os apresentadores simularam um assalto, mostrando como os criminosos se comportam. O programa ainda sugeriu que os turistas japoneses andem com duas carteiras: uma "falsa", com pouco dinheiro, para entregar em casos de abordagens de criminosos; e outra "verdadeira". "Se a carteira estiver dentro da bolsa, entregue tudo", frisou o âncora.
A emissora entrevistou também Kunio Ishihara, um japonês que vive em São Paulo, e que alertou para os perigos da capital paulista. Segundo ele, seus conterrâneos devem ter cuidado dobrado com ladrões menores de idade, pois estes "costumam puxar o gatilho do revólver por qualquer motivo". "Os roubos acontecem também dentro de casa e a qualquer hora do dia", afirmou o entrevistado.
No início de maio, o governo japonês também divulgou orientações aos cidadãos sobre os riscos da violência no Brasil. "Os crimes acontecem com uma frequência muito alta no Brasil em comparação com os parâmetros mundiais, incluindo crimes organizados que implicam narcóticos", afirmou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado de recomendações aos viajantes.
O texto afirma ainda que o número de assassinatos no estado de Pernambuco, onde a seleção japonesa faz sua estreia na Copa em 14 de junho, é 43 vezes maior do que no Japão.