TV italiana adia transmissão de programa para exibir entrevista de Berlusconi

TV italiana adia transmissão de programa para exibir entrevista de Berlusconi

Atualizado em 14/09/2009 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Sergio Zavoli, presidente da comissão parlamentar que fiscaliza a TV estatal italiana RAI, afirmou nesta segunda-feira (14) que vai investigar o adiamento da transmissão de um programa para reforçar a audiência de uma atração rival que entrevistou o primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi.

Um episódio da atração "Ballaro" teve seu horário alterado por conta do "Porta a Porta", que divulgou a construção de casas novas para os sobreviventes do terremoto ocorrido em 6 de abril na região de Abruzzo. Para Zavoli, a decisão de última hora contradiz o objetivo dos horários de programação, e deve ser investigada.

A oposição italiana questionou o adiamento do programa. Segundo a agência de notícias Reuters, o político de esquerda Ignazio Marino perguntou se a decisão foi tomada pelo gabinete de Berlusconi.

"A entrega das primeiras casas aos sobreviventes do terremoto deve ser mostrada em um programa, mas não há necessidade de convertê-la em espetáculo de mídia em favor do primeiro-ministro", afirmou o líder da oposição de centro-esquerda, Dario Franceschini.

A RAI defendeu que apenas priorizou o programa que chamaria mais atenção, e que como os dois têm temáticas semelhantes, procurou evitar um conflito. O apresentador do "Ballaro", Giovanni Floris, exigiu uma explicação. Já Bruno Vespa, do "Porta a Porta", disse que "o 'Ballaro' poderá ir ao ar na quinta-feira (17) e falar de Abruzzo. Não me parece uma restrição tão monstruosa à liberdade de imprensa".

Leia mais