TV iraquiana exige libertação de jornalista que arremessou sapatos em Bush
TV iraquiana exige libertação de jornalista que arremessou sapatos em Bush
A TV iraquiana Al-Baghdadia pediu às autoridades do país, nesta segunda-feira (15), que libertem o jornalista Muntazer al-Zaidi, que jogou seus dois sapatos no presidente norte-americano, George W. Bush, durante uma coletiva de imprensa realizada no último domingo no país.
A emissora pediu, em comunicado especial, que o governo iraquiano liberte imediatamente o jornalista que jogou seus dois sapatos no presidente norte-americano, George W. Bush, durante uma coletiva de imprensa realizada no último domingo no país.
De acordo com informações do DCI Online, a TV afirma, ainda, no documento, que todas as medidas tomadas contra o jornalista serão encaradas como atos de um regime ditatorial.
Apesar do governo do Iraque ter reprovado a atitude do jornalista, um grupo de caridade da Líbia (país norte-africano) comandado pela filha do líder do país, Muammar Gaddafi, o homenageou por conta de sua bravura.
A agência de notícias Reuters informou, também, que além da condecoração, o grupo Wa Attassimou pediu ao governo iraquiano que liberte o repórter Muntazer al-Zaidi. A entidade acrescentou, ainda, que o governo do Iraque deveria honrar o jornalista por sua atitude.
Zaidi, acusado pelo governo iraquiano de "um ato bárbaro e infame", será processado por insulto ao Estado iraquiano, disse Yasin Majeed, conselheiro de mídia do primeiro- ministro do país, Nuri al-Maliki, que estava na entrevista ao lado de Bush.
Foto: Reprodução
Leia mais






