TV Globo cancela exibição de debates políticos com candidatos à Prefeitura

TV Globo cancela exibição de debates políticos com candidatos à Prefeitura

Atualizado em 30/09/2008 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A Rede Globo anunciou, nesta terça-feira (30), o cancelamento dos debates políticos entre os candidatos a prefeito de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza, marcados para acontecer na próxima quinta-feira (02/10), último dia permitido para os políticos promoverem suas candidaturas.

A intenção da emissora era realizar o encontro com os cinco concorrentes melhor posicionados nas pesquisas de intenção de voto. Porém, após não conseguir fechar acordo com os candidatos Ivan Valente (PSOL), Ciro Moura (PTC) e Renato Reichmann (PMN), na capital paulista, que zelaram por sua participação no evento, a decisão abrangeu, também, outras cidades.

"A experiência comprova que debates com mais de cinco não são proveitosos: o tempo destinado à discussão de cada assunto se torna exíguo demais, e o debate acaba simplesmente não acontecendo. Como três partidos não assinaram o acordo, a TV Globo está impedida de realizar o debate com um número razoável de participantes. Os três candidatos não ultrapassaram um por cento das intenções de votos nas últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope", explica a nota divulgada à imprensa.

O impasse é explicado pela emissora com justificativa de que "a lei eleitoral em vigor impõe restrições que limitam a liberdade de imprensa: obriga, por exemplo, que chamem para os debates, indistintamente, todos os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados, mesmo aqueles que chegam ao fim da campanha com índices inexpressivos nas pesquisas eleitorais".

A Globo afirma, ainda, que a medida serve apenas para o primeiro turno, garantindo a exibição do debate caso haja o segundo (neste caso, a data da transmissão foi marcada para 24 de outubro). "Os principais concorrentes já assinaram documento em que se comprometem com o evento, que será realizado, como já é hábito, no último dia da campanha", explica o comunicado.

No documento, ainda é colocada a incerteza da ocorrência do debate em São Luiz (MA). "A TV Globo agiu assim constrangida pelas restrições à liberdade de imprensa presentes na lei eleitoral", finaliza.

Leia mais

-
-
-