TV Globo blinda "Fantástico" na guerra de audiência

TV Globo blinda "Fantástico" na guerra de audiência

Atualizado em 26/06/2009 às 12:06, por Fabio Maksymczuk.

A guerra de audiência aos domingos continua, cada vez mais, acirrada. Com a estreia do reality "A Fazenda", na Rede Record, a TV Globo blindou o "Fantástico". A emissora realiza uma intensiva campanha de divulgação da tradicional revista eletrônica. A síndrome "Casa dos Artistas" ainda atormenta. A atração do SBT derrubou a atração "global". No último domingo (21/06), "Fantástico" conseguiu 22 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo. Já "A Fazenda" registrou 20 pontos de média e permaneceu, em muitos momentos, na liderança.

Os apresentadores Patrícia Poeta e Zeca Camargo participam de chamadas ao vivo, principalmente durante o intervalo comercial da novela "Caminho das Índias". Eles frisam as principais atrações do programa.

TV Globo/Márcio de Souza
Os apresentadores Patrícia Poeta e Zeca Camargo

Além disso, o elenco de atores e atrizes da TV Globo reforçou o "Fantástico". Eles participam das matérias que tendem a segurar a audiência. Outra mudança na linha editorial da revista eletrônica foi a inserção da linguagem dos realities shows. O programa já exibiu "Mudança Geral" que acompanhou a rotina da família Meneghini; "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Juízo'" que destacou a família Amorim; e "Transplante", sob comando do médico Dráuzio Varella. Neste domingo (28/06), estreará "Liga das Mulheres" com a participação da jornalista Tonha Demasi. Comandada por Renata Ceribelli, a Liga vai acompanhar casos de mulheres que pedem dicas para resolver problemas do dia a dia. Não será surpresa se os "ingredientes" dos realities invadirem o espaço jornalístico do "Fantástico".

Enquanto isso, o concorrente "Domingo Espetacular", da Rede Record, ainda oferece mais espaço para as matérias jornalísticas. Apesar disso, com a contratação de Gugu Liberato para comandar os domingos na emissora de Edir Macedo, fica em aberto a continuidade do "Domingo Espetacular" e "Repórter Record" na atual grade.

"Fantástico", que comemorou 35 anos no ano passado, enfrenta desgaste com o telespectador. A revista eletrônica, no decorrer dos últimos anos, perdeu sua identidade jornalística e caminhou para o entretenimento. É necessário dosar os dois segmentos para capturar a atenção do público.