TV estatal italiana suspende chargista por ofender mortos em terremoto
TV estatal italiana suspende chargista por ofender mortos em terremoto
A empresa estatal italiana Rai suspendeu o chargista Vauro Senesi em razão de um desenho que faz alusão às vítimas do terremoto ocorrido na semana passada na cidade de Áquila, que vitimou mais de 290 pessoas, além de deixar mais de mil feridos. No desenho, o chargista relaciona um projeto do governo italiano para estimular o mercado da construção civil no País com os mortos no terremoto. Por causa do número de vítimas, segundo a charge, é preciso aumentar a capacidade dos cemitérios.
O primeiro-ministro Silvio Berlusconi condenou a charge, que foi divulgada pela emissora um dia antes do funeral coletivo durante a sexta-feira da Paixão. O líder da oposição italiana Dario Franceschini do Partido Democrático (PD), também se mostrou contrário ao desenho mostrado no programa "Annozero", apresentado Michele Santoro. No entanto, Franceschini salientou que qualquer medida de censura em relação ao programa é "inaceitável
A direção da Rai, que nesta quarta-feira (15) divulgou comunicado informando oficialmente sobre a suspensão do artista, considerou a vinheta "gravemente lesiva" à memória dos mortos pelo terremoto e afirmou acreditar que vai contra a missão de serviço público que a emissora possui, segundo informa a agência de notícias Efe.
Leia mais






