TV estatal da China diz que iPhone é uma "ameaça à segurança nacional"

Segundo a emissora CCTV, o perigo está nos aplicativos de redes sociais e de geolocalização dos martphones da Apple.

Atualizado em 14/07/2014 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A CCTV, emissora estatal da China, trouxe recentemente uma denúncia sobre os "perigos" do iPhone. De acordo com o canal, os aplicativos de redes sociais e geolocalização do smartphone da Apple podem fornecer informações que representam "ameaça à segurança nacional" do país.
Crédito:Divulgação Emissora estatal chinesa aponta riscos para a segurança dos que usam iPhones Segundo a AFP, a CCTV tem como principal fonte a diretora do Instituto de Segurança na Internet da Universidade de Segurança Pública do Povo, Ma Ding. "Se o usuário é um jornalista, é possível conhecer os lugares que visitou, onde fez entrevistas, e é possível, inclusive, saber sobre quais temas ele trabalha, políticos ou econômicos", explica a entrevistada.
Ainda de acordo com Ma, dados de geolocalização de usuários facilitam o acesso às informações sobre as condições de vida ou a economia de um país. Até mesmo "segredos de Estado", ela diz.
Nas redes sociais, diversos chineses criticaram a matéria por falar apenas do iPhone, que usa o sistema operacional iOS, da Apple. "Quase todos os smartphones fabricados na China funcionam com o Android [sistema operacional do Google]. É mais seguro? A CCTV ignora deliberadamente isto e engana o mundo", opinou um internauta.