TV digital e iPhone foram as grandes novidades tecnológicas de 2007

TV digital e iPhone foram as grandes novidades tecnológicas de 2007

Atualizado em 24/12/2007 às 14:12, por Eduardo Neco/Portal IMPRENSA.

Por

Neste ano, duas novidades movimentaram o mundo da tecnologia: o lançamento do iPhone, da Apple, e da TV digital aqui no Brasil em dezembro.

O primeiro (que ainda não tem data de lançamento estimado para o mercado brasileiro) foi apresentado ao mundo em janeiro e finalmente lançado em junho nos EUA, após meses de espectativa. O produto que combina celular, browser de internet e player de mídia é a aposta da Apple para estabelecer-ser de fato como potência no mercado de eletrônicos, posição que anseia assumir desde que lançou o player de mídia digital iPod.

Já a TV digital foi lançado sob uma atmosfera de desconfianças e incertezas, pois o preço dos aparelhos que convertem seu sinal estão acima dos preços anunciados pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa. A estimativa do ministro era de R$ 100 por aparelho, mas, por ora, o exemplar mais abarato foi encontrado por R$ 399.

Na tentativa de barater o custo do conversor, o govenro anunciou medidas de incentivo como a desoneração do setor e abertura de créditos.

Reportagem desta segunda-feira (24), véspera de natal, do Uol Tecnologia, informa que, no momento, comprar o conversor da TV digital não é um bom negócio, pois ainda existem dúvidas em relação às três tecnologias disponíveis no mercado brasileiro: TV digital, TV de alta definição e TVs de "tela fina", como modelos de LCD ou plasma.

Além da TV digital, outra novidade no mercado brasileiro foi o lançamento, no mesmo dia, da TV Brasil que gera muitas discussões quanto à possibildade de ingerência da mesma. Alguns políticos argumentam que a TV Brasil, se não fiscalizada com rigor, poderá ser usada como veículo de propaganda do governo Lula.

Outro ponto de discussão é a necessidade da criação da TV Brasil. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou em sabatina organizada pela Folha de S.Paulo , que a sua implantação poder ser um desperdício de dinheiro caso for usada como uma porta-voz do governo, já que o mesmo tem autonomia para convocar a imprensa.

Leia mais