TV Cultura lança programação 2011 com foco na manutenção da "ética e da credibilidade"

TV Cultura lança programação 2011 com foco na manutenção da "ética e da credibilidade"

Atualizado em 12/04/2011 às 15:04, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por Em uma sala de cinema em um shopping da zona oeste de São Paulo, a TV Cultura apresentou, na manhã desta terça-feira (12), sua grade de programação para 2011, com inovações e respeito às atrações tradicionais da emissora, além de sua nova identidade visual e do portal Cmais.com.br, que disponibiliza o conteúdo para a Internet.
Diante de parte do elenco da casa e de jornalistas que insistiram em questionar a "saúde" da emissora após o corte de 150 funcionários, João Sayad, presidente da Fundação Padre Ancheita (FPA), que administra a Cultura, garantiu que não há previsão de cortes para os próximos meses.
Sayad ressaltou que "o processo de reestruturação da emissora continua" e que em agosto a direção da FPA irá se reunir para avaliar a eficácia das modificações.
"Temos ainda uma longa série de atividades na área de gestão que precisam ser adotadas: A regularização dos quadros [de funcionários]; o plano de cargos e salários; um novo procedimento orçamentário e da nossa estrutura, que é gigantesca; temos que pensar em como administrar nossa rede de transmissão, o que é uma preocupação muito grande também", disse.
A respeito da abrupta saída de Heródoto Barbeiro, Sayad contemporizou. "Como eu disse: foi uma felicidade e uma infelicidade, mas ficamos ambos contentes com a promoção financeira do Heródoto".
Programação 2011
Sob o lema de manter a "ética, credibilidade e conteúdo editorial", a emissora investiu no retorno de nomes de peso do passado, como o do cineasta Cao Hamburger, criador do infantil "Castelo Rá Tim Bum", sucesso na Cultura na década de 1990.
Segundo Fernando Vieira de Mello, vice-presidente de conteúdo, a nova programação contou também com o aconselhamento de Boni, ex-Globo, e do cineasta Fernando Meirelles, parceiro de Hamburger na produtora O2 Filmes.
Destaque também a chegada de Marina Person, ex-MTV, que assume o "Cultura Retrô", programa que estabelece relações entre acontecimentos históricos e atuais. A contratação de Marina, de acordo com Fernando Vieira, só foi possível com a saída do jornalista Heródoto Barbeiro, agora na Record News.
Com 25 novas atrações que abarcam públicos de várias idades, sobretudo o infantil, a emissora resolveu conservar os clássicos de sua programação, como "Provocações", "Cocórico", "Metrópole", "Repórter Eco", Manos e Minas" e o "Vitrine", que agora conta com dois apresentadores: Sabrina Parlatore e Cunha Jr. Para a nova temporada, a atração se propõe a ser mais analítica sobre publicidade, tecnologia e comunicação.
Estreiam na grade "Quintal Cultural, "Festival Internacional de Cinema Infantil", 60 Encontros Mortais", "Deu a Louca na História", "Sangue Latino", "Cultura Retrô", "Somos1só", "Sessão Independente", "Esse tal de Rock'n'Roll", entre outros.
A pérola da programação é o "Sangue Latino", que gerou comentários generosos de Sayad. Conduzido pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno, o programa entrevista, em formato documental, personalidades das artes e música. Em sua estreia no próximo dia 25, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque. Dentre os grandes nomes, estão cotados os escritores Mario Vargas Llosa e Gabriel Garcia Marquez.
Portal Cmais
A Fundação Padre Anchieta se lança no mundo digital por meio do site Cmais, que reúne todo o conteúdo veiculado por suas emissoras - Univesp TV, Multicultura e TV Rá-Tim-Bum; Rádios Cultura e Cultura FM e as webrádios Rá Tim Bum e Cocórico.
Com estreia prevista para a próxima segunda-feira (18), o Cmais também poderá ser acessado por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Leia mais