TV Cultura exibe clássicos do futebol, na íntegra, em série apresentada por Hélio Alcântara

TV Cultura exibe clássicos do futebol, na íntegra, em série apresentada por Hélio Alcântara

Atualizado em 08/01/2009 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Todos os domingos, sempre das 14h às 16h, até 1º de março, quem curte futebol não pode perder a nova série do "Grandes Momentos do Esporte", apresentado por Hélio Alcântara, na TV Cultura. O programa trará partidas emocionantes do passado, na íntegra, com a narração original de lendários cronistas esportivos, como Luiz Noriega, Walter Abrão e outros, bem como comentários de ex-jogadores e personalidades que entendem do assunto e que vivenciaram momentos inesquecíveis do futebol.

No próximo domingo (11), será apresentado o jogo do Campeonato Paulista de 1971, em que Corinthians e Palmeiras protagonizaram uma partida no Morumbi. No jogo, finalizado em 4x3 para o Corinthians, foram marcados três gols em apenas três minutos, no segundo tempo. Além do jogo inteiro, o programa contará ainda com a participação do ex-jogador Zé Maria, que na época participou desta partida como lateral direita do Corinthians, bem como da Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, na qual foi titular da Seleção Brasileira.

No dia 18 de janeiro, será reprisado o jogo entre Brasil Portugal, na final da MiniCopa, em 1972, no Maracanã. Dois anos depois da conquista do tricampeonato mundial, no México, e já sem Pelé, a Seleção Brasileira organizou e conquistou esse "Mundialito", que perdeu um pouco do brilho por não contar com a participação das principais potências européias, como Alemanha, Inglaterra e Itália. No primeiro bloco será apresentada a campanha brasileira e, em seguida, o jogo, na íntegra.

No dia 25 de janeiro, o telespectador poderá ver Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de 1973, no Morumbi. Um dos melhores jogos do Brasileiro daquele ano e uma das maiores atuações do ponta-esquerda Edu, do Santos. Aliás, Edu marcou aquele que ele considera o maior da carreira - o goleiro era Ado, também um dos maiores do Brasil. Outra curiosidade importante: Pelé ainda defendia a equipe da Vila Belmiro.

No dia 1º de fevereiro, a Cultura exibirá Brasil e Argentina, na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Zagallo era o técnico e armou para a nossa equipe um esquema muito defensivo. O resultado disso é lamentável: sete jogos, seis gols marcados e quatro gols sofridos. O artilheiro foi um meia-armador (Rivellino), e jogadores talentosos ficaram no banco de reservas, como Ademir da Guia, Edu e o centroavante César Lemos, então no Palmeiras.

Na fase que abrangia oitavas e quartas-de-final, a Seleção caiu em um grupo com Alemanha Oriental, Argentina e Holanda, a grande sensação futebolística naquele período. Na quarta partida, vencemos os alemães orientais, por 1x0 - um jogo difícil. E, antes de enfrentar a Holanda, tivemos os argentinos pela frente - que ganhamos de 2 a 1.