TV Cultura é notificada sobre Inquérito Civil

TV Cultura é notificada sobre Inquérito Civil

Atualizado em 19/10/2007 às 08:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Em nota divulgada à imprensa na noite da última quinta-feira (18), a Fundação Padre Anchieta informou ter sido notificada, na quarta-feira (17), pelo Ministério Público, sobre um Procedimento Preparatório para a instauração de um Inquérito Civil.

O Inquérito, originado de uma reclamação encaminhada por Pascoal de Marco, questiona a exibição da Missa de Aparecida nas manhãs de domingo, pela TV Cultura - Marco reivindica espaço semelhante "a cerimônias de outros credos".

A FPA declara que, não sendo essa a primeira vez que a transmissão da missa é contestada, o Conselho Curador da entidade será levado a debater as diretrizes da programação, deixando prevalecer a decisão que represente "um reflexo do entendimento da sociedade"

Leia abaixo a íntegra na nota divulgada pela FPA:

A Fundação Padre Anchieta recebeu ontem, dia 17, a comunicação pelo Ministério Público de São Paulo sobre um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil questionando a exibição pela TV Cultura da tradicional Missa de Aparecida nas manhãs de domingo. A reclamação, encaminhada ao Ministério Público por Pascoal de Marco, morador de Santos, questiona a opção pela missa católica e reivindica espaço semelhante a cerimônias de outros credos religiosos.

Esta não é a primeira vez que a transmissão da missa é contestada. Em duas ocasiões anteriores, em anos passados, a mesma questão foi levada à Justiça e a TV Cultura obteve julgamentos favoráveis à manutenção da celebração. Agora, entretanto, a Fundação Padre Anchieta acredita que o tema merece a atenção do debate público. Para tanto, a questão está sendo levada à atenção do Conselho Curador, a quem, por Estatuto, compete estabelecer as diretrizes da programação da Cultura, de acordo com as finalidades da Fundação, e será debatida de forma a que qualquer decisão seja um reflexo do entendimento da sociedade