TV Cultura dispensa equipe do programa infantil "Cocoricó"

TV Cultura dispensa equipe do programa infantil "Cocoricó"

Atualizado em 20/01/2010 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (19), a TV Cultura anunciou que não serão gravados novos episódios do programa infantil "Cocoricó", exibido há 14 anos pela emissora estatal. Um dia antes, por telefone, a gerente de produção da emissora, Leila Maria Russo, dispensou a equipe da atração. Segundo informou o R7, ao todo são nove pessoas, incluindo o diretor Fernando Gomes, responsável pelo boneco Júlio, que disse não estar surpreso com a medida.

"É uma pausa normal do Cocoricó. É claro que sempre fica um clima ruim, uma sensação de demissão, mas não podemos dizer que fomos demitidos porque não somos funcionários da Cultuea, somos Pessoa Jurídica (PJ)", disse Gomes.

Já o ator e manipulador Eduardo Alves, responsável pelos bonecos dos personagens Lola, Pat Torquato e João, disse que os profissionais do programa estão desolados com a medida.

"Sempre fomos prestadores de serviço terceirizados, mas nosso contrato sempre foi renovado. O Cocoricó é um dos programas que mais dá retorno para a TV Cultura. Tem uma forte parte de marketing e produtos licenciados. Então, não consigo entender essa dispensa. É um programa de qualidade, com os melhores profissionais de manipulação de bonecos do país. Aí eles chegam e avisam a gente que não nos querem mais, deixando a gente com uma mão na frente e outra atrás", relatou.

Segundo Alves, a emissora já tem gravada uma nova temporada do programa, com 30 episódios. A atração vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 11h15, com reprise às 15h15.

A assessoria de imprensa da TV Cultura afirmou, em nota, que os funcionários mantinham contratos anuais com a Fundação Padre Anchieta, e que a dispensa remete ao fato de a emissora não produzir novos episódios da série no primeiro semestre.

"Como os contratos com os manipuladores do Cocoricó se encerram em 31 de Janeiro de 2010 e os 39 episódios da temporada que será exibida este ano já estão prontos a emissora decidiu por não renová-los, uma vez que o foco neste primeiro semestre será a produção de um longa metragem da série, já em fase de captação de recursos" . Ainda segundo a emissora, os manipuladores foram avisados em dezembro de 2009 sobre a opção de fazer um filme sobre a atração e a recusa em produzir novos episódios nos seis primeiros meses deste ano.

Leia Mais

-