TV Cultura desconversa e não confirma volta de Medaglia

TV Cultura desconversa e não confirma volta de Medaglia

Atualizado em 19/05/2011 às 17:05, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por O maestro Julio Medaglia, demitido da Rádio e TV Cultura há pouco mais de três semanas, afirma ter sido convidado a voltar à Fundação Padre Anchieta (FPA) por intermédio de seu presidente, João Sayad. egundo Medaglia, Sayad teria feito o pedido por telefone. Procurada pelo Portal IMPRENSA, a Cultura desconversou; não negou nem confirmou a volta do septagenário maestro.

Em entrevista ao Estadão, o maestro afirma que o próprio Sayad pediu que ele voltasse. "Ele viu que foi precipitado", afirmou Medaglia. No final do mês de abril, Medaglia fora demitido da FPA após 24 anos de trabalhos, isso sem qualquer "cerimônia", segundo palavras do próprio maestro.
Medaglia não sabe exatamente o que fará nessa nova fase, apenas lamentou a extinção de dois dos programas coordenados por ele: "Só sei que o 'Prelúdio' e o 'Tema e Variações' não voltam. Uma pena, porque eram os programas com garantia de audiência e de patrocínio", disse.
De acordo com o maestro, se a Cultura lhe desse mais espaço, ele aumentaria a audiência e reformularia a grade dedicada à música clássica. "Se eu tivesse poder lá, tirava todos aqueles enlatados, mudava um monte de coisa errada e triplicava a audiência da rádio", afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de ser demitido novamente, Medaglia afirmou não temer uma eventual dispensa.
"Não temo a demissão. Mas o Sayad tem uma assessora que detesta cultura, foi ela quem me tirou da outra vez. Mas vou esperar o que vai acontecer, eu sei que sou uma pessoa difícil por ter opiniões fortes e polêmicas. Bem, esse contrato é o mesmo, vai até junho deste ano", afirmou o maestro.
A assessoria de imprensa da FPA emitiu um comunicado informando que "não há (...) nada de diferente em relação ao comunicado do final do mês de abril", quando o maestro fora dispensando oficialmente. No entanto, ao final do comunicado, após elogiar o trabalho do maestro, a Fundação afirma que "a continuidade de seu contrato está atrelada à aprovação de eventuais propostas que vier a fazer".
A assessoria não comentou a suposta ligação de Sayad ao maestro.
Leia mais