TV cubana exibe, pela primeira vez, documentário sobre desertores
TV cubana exibe, pela primeira vez, documentário sobre desertores
No último sábado (12), a população de Cuba foi surpreendida com a apresentação do documentário "Fuera da Liga" ("Outstanding") que mostra, pela primeira vez na história do país, imagens e entrevistas com jogadores que deixaram a ilha para atuar em ligas dos EUA.
A iniciativa vai contra a tradição do governo cubano de ignorar os atletas desertores. É costume os nomes destes atletas desaparecerem da mídia local assim que fogem do país, embora a população continue falando sobre eles.
Em princípio, no ano de 2003, o documentário "Fuera da Liga" foi censurado por trazer entrevistas com desertores como Orlando "El Duque" Hernandez, que atua no New York Mets e ganha US$ 5 milhões por ano.
No documentário, El Duque, que fugiu da ilha usando uma balsa, diz não se sentir um traidor. "Sou um industrialista, não um traidor . Eu tive a oportunidade de jogar pelos dois maiores clubes do mundo, Industriales e Yankees", afirmou.
"Será uma novidade e tanto na TV para os cubanos", elogiou ao saber que o documentário iria ao ar na emissora oficial de Cuba. Anteriormente, a única maneira de se obter informações sobre os desertores era por meio de transmissões piratas emanadas dos EUA.
De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (14), no jornal Folha de S.Paulo , os cubanos acreditam que o fato de o governo ter permitido a exibição do documentário é um sinal de maior tolerância e espaço para debate em Cuba.
Leia mais






