TV colombiana faz sucesso com série sobre narcotráfico

TV colombiana faz sucesso com série sobre narcotráfico

Atualizado em 19/09/2008 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A série colombiana de TV "Cartel de los Sapos" ("Cartel dos Delatores", em tradução livre) virou sucesso no mercado local ao abordar o narcotráfico dos anos 1980 e 1990, quando era considerado uma atividade "romântica", segundo informações da agência de notícias Reuters.

A história fala sobre a organização de Norte del Valle e mostra como políticos e polícia permitiram que o tráfico de cocaína conquistasse seu espaço. Traição, assassinato, riqueza e mulheres siliconadas dão a tônica do programa.

Líder de audiência, a trama é permeada pela nostalgia dos primeiros tempos do tráfico de cocaína e como colombianos usaram o entorpecente para escapar da rígida estrutura social do país e da economia que não mostrava muitos horizontes.

"Nós nos identificamos com a história", afirma Diana Ramirez, 24, uma garçonete de Cali que é fã do programa. "É certamente feio e violento, mas tem seu charme", disse a jovem.

Inspirada em fatos reais, a atração mostra que muitos dos fundadores do cartel de Norte del Valle eram antigos policiais e os colombianos divertem-se tentando associar os personagens aos fundadores do cartel.

Enquanto isso, Oscar Naranjo, chefe de polícia cujo irmão está na prisão devido a acusações relacionadas ao tráfico de drogas, afirma que a série mostra injustamente as instituições como corruptas.

Leia mais