TV chinesa usa concurso de talentos para exibir propaganda comunista
TV chinesa usa concurso de talentos para exibir propaganda comunista
Com exibição de diversos "reality shows" no mesmo formato de "American Idol", a televisão chinesa conseguiu misturar com sucesso o formato de concurso televisivo com a propaganda comunista, no programa "A Festa das Canções Vermelhas", segundo informa, nesta quarta-feira (07), a imprensa estatal do país.
O concurso recebeu cerca de 100 mil inscrições de cantores amadores dos 9 aos 80 anos de idade. O diferencial do programa é que, em suas várias edições já exibidas, os participantes tiveram que entoar clássicas canções revolucionárias, compostas durante os anos do comunismo de Mao Tsé-tung.
Os telespectadores do canal podiam votar em seus participantes favoritos por telefone celular. O sucesso da atração foi tanto que alguns dos candidatos chegaram a receber até 400 mil votos.
Entre as canções comunistas que fizeram parte do repertório dos participantes estão "O Leste é Vermelho" e "Rio Luyang", clássicos que trazem, no refrão, frases como "Mao é como o sol em nossos corações".
Segundo informações da agência EFE, o formato trouxe debate ao país desde a exibição do programa "Supergirl", primeiro deste segmento a fazer sucesso na China, há dois anos. Pela primeira vez, um grande número de chineses pôde "votar", o que chamou a atenção de alguns telespectadores que chegaram a chamar a atração de "semente da democracia".






