TV Câmara ganha prêmio

TV Câmara ganha prêmio

Atualizado em 06/10/2005 às 17:10, por Antonio Vital/Assessoria de Imprensa.

Por
O jornalista Paulo José Cunha, à frente do programa Comitê de Imprensa, é vencedor do Prêmio Engenho de Comunicação

O diretor da TV Câmara Paulo José Cunha ganhou na noite desta quarta-feira (5) o Prêmio Engenho de Comunicação 2005 na categoria "Comunicador da comunicação". A cerimônia de premiação aconteceu na embaixada de Portugal. Entre os jurados estava o jornalista português Carlos Fino, autor do furo mundial da invasão do Iraque pelos Estados Unidos.

Paulo José dedicou o prêmio à equipe da TV Câmara e à produtora do programa, Patrícia Lemos.

A comissão julgadora indicou três finalistas em onze categorias. Além de Fino, fizeram parte do júri a presidenta da OAB-DF, Estefânia de Viveiros; o secretário de Cultura do Distrito Federal, Pedro Bório; o diretor de Divulgação da Câmara dos Deputados, William França; e a professora de Comunicação da UnB Márcia Marques.

Em sua segunda edição anual, o Prêmio Engenho de Comunicação é organizado pela agência de comunicação empresarial Engenho Criatividade & Comunicação, dirigida pela jornalista Kátia Cubel.

No Comitê de Imprensa, Paulo José Cunha recebe jornalistas convidados para comentar e analisar as notícias mais importantes da política brasileira. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 23h30, na TV Câmara. Reprises aos sábados, às 8h, 12h e 15h30; domingos, às 9h30 e 22h; e segundas, às 7h30, 9h30 e 0h30 de terça-feira.

Paulo José Araújo da Cunha, filho de pais piauienses, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi para o Piauí quando criança. Lá, conviveu muito tempo com o poeta Torquato Neto, seu primo. Para conseguir fazer o curso de Comunicação, que não existia na época no estado, escreveu uma carta à esposa do Presidente da República. "Aleguei na carta enviada à Dona Iolanda Costa e Silva que eu era um menino do Piauí, que queria cursar jornalismo e precisaria ser transferido", revelou Paulo à Revista da Casa.

A carta surtiu efeito. Em poucos dias o "menino do Piauí" recebeu uma resposta escrita pelos próprios punhos da Primeira-Dama, que ofereceu a ele a oportunidade de estudar em Brasília ou no Rio de Janeiro. Escolheu Brasília.

Desde que chegou em Brasília, aos 19 anos, Paulo José se formou em Jornalismo na UnB e, em seguida, trabalhou em vários lugares até chegar à TV Globo, onde se tornou um dos repórteres mais conhecidos da cidade.

Na Câmara, começou fazendo entrevistas no programa "Palavra Aberta" e agora ocupa o cargo de Diretor da TV. Além de trabalhar na Casa, também é professor na UnB e faz crônicas para a TV Globo.

Antonio Vital
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E -mail: vital.antonio@camara.gov.br
Tel.: 3216-1507