TV britânica demite comentarista após frase machista sobre desempenho de árbitra

TV britânica demite comentarista após frase machista sobre desempenho de árbitra

Atualizado em 26/01/2011 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (25), o comentarista Andy Gray foi demitido da rede de TV britânica Sky Sports após ter feito declarações sexistas durante a transmissão do jogo entre Liverpool e Wolverhampton, no sábado (22). Gray e o narrador Richard Keys haviam afirmado que a árbitra da partida, Sian Massey, assim como outras mulheres que atuam como bandeirinhas, não tinham conhecimento sobre algumas regras do futebol.

Segundo informações da agência EFE, o comentarista e o narrador conversavam antes do início da transmissão do jogo, e imaginaram que os microfones ainda estavam desligados. Após terem dito que seria "melhor que alguém explique a ela [a regra do] o impedimento" e que as mulheres não conhecerem tal regra, os profissionais foram suspensos pela emissora por tempo indeterminado.

Na segunda (24), Keys telefonou para Sian e pediu desculpas. Já Gray, segundo informou um porta-voz da Sky, não entrou em contato com a árbitra, pois teria considerado que o pedido de desculpas de seu colega valia pelos dois.

Outro jornalista da emissora britânica, Andy Burton, também será punido por ter comentado o incidente, mesmo que sua declaração não tenha sido expressada durante a transmissão do jogo. Burton, que atuou como repórter de campo no sábado, havia defendido Gray, repetindo a afirmação do comentarista em forma de pergunta. Como punição, o repórter não cobrirá os jogos da Copa da Liga inglesa nesta semana.

Leia mais

-
-
-