TV Brasil vai ao ar com entrevistas de dois ministros

TV Brasil vai ao ar com entrevistas de dois ministros

Atualizado em 03/12/2007 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

No último domingo (2), a TV pública criada pelo governo Lula inaugurou suas transmissões com a exibição de uma entrevista com dois ministros: Gilberto Gil (Cultura) e Franklin Martins (Comunicação Social). O principal tema da entrevista foi a ingerência política na TV pública. O programa serviu também para abrir discussão sobre a TV Brasil.

Elza Fiúza/ABr
Gil foi um dos entrevistados na primeira transmissão da TV Brasil

Durante a entrevista, foi exibido depoimento do escritor João Ubaldo Ribeiro, que declarou "desconfiar da TV pública". O programa também contou com o comentário do deputado tucano Sergio Semeghini (SP). "Não pode haver conteúdo de ingerência política", salientou Semeghini.

Franklin Martins declarou que, justamente por existir risco de manipulação política, foi criado um Conselho Curador de 20 pessoas para fiscalizar as ações referentes a TV. Martins afirmou ainda que manipulações podem ocorrer na também na TV comercial, e, ainda, criticou as TVs privadas. "A TV comercial tem que manter a audiência. Por isso arrisca pouco. É pouco aberta a inovações .

"Eu temo que essa TV, apesar de todas as garantias, não seja, como acontece no Brasil, uma TV do Estado, mas uma TV do governo" acrescentou o escritor João Ubaldo.

De acordo com reportagem desta segunda-feira (3) na Folha de S.Paulo , antes da entrevista, foi exibido um documentário sobre a história da TV no Brasil até a inovação da era digital. "Nunca a sociedade brasileira teve um instrumento tão valioso para se relacionar e interagir", afirmou a narração do programa.

Leia mais