TV Brasil estreia "ABZ do Ziraldo", programa que pretende estimular o hábito da leitura

TV Brasil estreia "ABZ do Ziraldo", programa que pretende estimular o hábito da leitura

Atualizado em 13/08/2009 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Incentivar o hábito da leitura é o objetivo do "ABZ do Ziraldo", novo programa que estreia na TV Brasil no dia 23 de agosto. Apresentado pelo escritor e cartunista Ziraldo, com participação de um coral infantil, o Coral Maluquinho, e de uma plateia de crianças que estudam em escolas públicas.

Segundo o cartunista, a ideia do programa é estimular a leitura. "Colocar todo mundo pra ler, de A a Z . Estudar é muito importante, mas ler é mais importante que estudar". Ele afirmou que a atração é "para que todos vejam, comentem, divulguem. O público que quero atingir é o núcleo familiar: a mãe, a vó, a tia, a professora, e as crianças. Eu quero pegar pessoas que se interessam no que eu estou falando, no que estou fazendo. Eu acho que não é um programa de massa".

Para ele, "o problema do ensino brasileiro é que o pessoal não sabe ler. Se o sujeito não sabe ler nem escrever, como é que vai aprender? Não tem jeito, tem que parar tudo e fazer com que as pessoas leiam. Para se ter uma pequena ideia, o Brasil é um pais de analfabetos, com 90% de analfabetos funcionais. Ou seja, não tem 18 milhões de pessoas que gostam de ler ou que leem. Os Estados Unidos não estão muito longe disso: têm 60% de analfabetos funcionais".

Em entrevista à TV Brasil, ele disse que "isso significa que o sujeito não sabe ler um manual de instruções, não tem prazer de ler, não compreende o que lê e é incapaz de se comunicar pela escrita. Por isso a ONU está tão preocupada com a leitura no mundo inteiro e está com um projeto que chama Book Flood, que é derramar uma enchente de livros. Eu fui à África com esse projeto, fui levar livros para Moçambique. Mas sem monitoramento, não adianta".

O "ABZ do Ziraldo" será exibido aos domingos, às 12h.