TV alemã causa polêmica ao divulgar vídeo falso sobre morte de Michael Jackson

TV alemã causa polêmica ao divulgar vídeo falso sobre morte de Michael Jackson

Atualizado em 01/09/2009 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A rede de TV alemã RTL causou polêmica ao exibir um vídeo falso em que Michael Jackson supostamente aparece vivo, saindo do veículo que transportou seu cadáver.

Divulgação
Michael Jackson
Com pouco mais de 20 segundos, o vídeo mostra um motorista abrindo a porta traseira do veíuclo, que traz escrita a palavra coroner (legista, em inglês) - e uma pessoa de aparência frágil e protegendo o rosto saindo. Aplaca do véiculo é a mesma da do furgão que transportou o corpo de Jackson no dia de sua morte.

Nas primeiras 24 horas após a divulgação das imagens, o vídeo foi assistido 140 mil vezes no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Heike Schultz, porta-voz da RTL, afirmou à BBC Brasil que "na internet, foram registrados mais de 3,5 milhões de comentários sobre o vídeo".

O "experimento", exibido no programa "Explosiv", foi feito, segundo o porta-voz da emissora, para "provar como é fácil a divulgação de informações falsas na internet".

"Escolhemos Michael Jackson porque, para esse experimento, tínhamos que lidar com um tema atual e de alcance mundial. Mas poderíamos ter optado por um outro personagem, se o momento fosse outro. "Não tivemos a intenção de ofender ninguém, nem de manipular ou confundir as pessoas, por isso a RTL retirou o vídeo da internet poucas horas depois", afirmou Schultz.

Apesar da RTL ter divulgado um comunicado à imprensa informando sobre a falsidade do filme, alguns veículos europeus - como o britânico Daily Telegraph e o alemão Bild - especularam sobre uma suposta encenação da morte do artista.

Leia mais