TV alemã causa polêmica ao divulgar vídeo falso sobre morte de Michael Jackson
TV alemã causa polêmica ao divulgar vídeo falso sobre morte de Michael Jackson
A rede de TV alemã RTL causou polêmica ao exibir um vídeo falso em que Michael Jackson supostamente aparece vivo, saindo do veículo que transportou seu cadáver.
| Divulgação | |
| Michael Jackson |
Nas primeiras 24 horas após a divulgação das imagens, o vídeo foi assistido 140 mil vezes no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Heike Schultz, porta-voz da RTL, afirmou à BBC Brasil que "na internet, foram registrados mais de 3,5 milhões de comentários sobre o vídeo".
O "experimento", exibido no programa "Explosiv", foi feito, segundo o porta-voz da emissora, para "provar como é fácil a divulgação de informações falsas na internet".
"Escolhemos Michael Jackson porque, para esse experimento, tínhamos que lidar com um tema atual e de alcance mundial. Mas poderíamos ter optado por um outro personagem, se o momento fosse outro. "Não tivemos a intenção de ofender ninguém, nem de manipular ou confundir as pessoas, por isso a RTL retirou o vídeo da internet poucas horas depois", afirmou Schultz.
Apesar da RTL ter divulgado um comunicado à imprensa informando sobre a falsidade do filme, alguns veículos europeus - como o britânico Daily Telegraph e o alemão Bild - especularam sobre uma suposta encenação da morte do artista.
Leia mais






