Turquia supera China e Irã em número de jornalistas presos, aponta relatório

Turquia supera China e Irã em número de jornalistas presos, aponta relatório

Atualizado em 05/04/2011 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A Turquia superou a China e o Irã em número de jornalistas presos em seu país, informa nesta terça-feira (5), o site journalism.co.uk. Segundo relatório da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) apontado pela International Press Institute (IPI), foram registradas 57 prisões a jornalistas no país o que "aparentemente é mais do que qualquer outro país", diz o IPI.
Outros países muito apontados por relatórios internacionais por violações a liberdade de expressão e de imprensa, como o Irã e a China, estavam no topo da lista em dezembro do ano passado com 34 jornalistas presos em seu território. A Turquia, cinco meses depois, já quase dobrou esse número.
A Turquia candidata-se para integrar o bloco da União Européia, mas as recentes informações sobre violações às liberdades garantidos em democracias, preocupam a Comissão Européia e colocam em questionamento a viabilidade de sua entrada no bloco.
Em seu relatório anual,a Comissão Européia reportou um "grande número"de violações da respeito de liberdade de expressão na Turquia ainda estão sendo submetidos a Corte Européia de Direitos Humanos"



Leia Mais