"Tudo o que se diz contrário à vontade dele é mentira", diz Hélio Bicudo sobre Lula
"Tudo o que se diz contrário à vontade dele é mentira", diz Hélio Bicudo sobre Lula
O advogado Hélio Bicudo, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), declarou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que os ataques recentes contra a imprensa, feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seriam "um indício do que pode ser um governo autoritário".
| Divulgação | |
| Hélio Bicudo |
Segundo a Folha , Bicudo disse que a imprensa e a sociedade civil seriam "contra esse tipo de atuação de Lula". "Tudo o que se diz contrário à vontade dele é mentira, é para desestabilizar o governo, e por aí vai", declarou.
Sobre a liberdade de imprensa, o advogado afirmou que o "controle é uma liberdade consentida" e que "a liberdade de imprensa não tem que ser consentida, ela é a razão de ser de uma democracia". Além disso, Bicudo comentou o caso da medida que censurava 84 veículos no Tocantins, na última semana, e derrubada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e atribuiu à mídia o papel de fiscalização que, antes, caberia aos partidos de oposição: "A imprensa tem demonstrado até que ponto vai a violência e a corrupção do governo".
Para o fundador do PT, a manifestação pela democracia e liberdade de imprensa, realizada na última semana, seria "um movimento suprapartidário", que buscava a "manutenção do regime democrático no país. E sobre o "ato contra o golpismo midiático", Bicudo afirmou que acredita que foi uma espécie de "encomenda do governo federal, porque o Lula sempre gosta de aparecer como vítima".
Durante a entrevista, o advogado falou sobre o papel da oposição em casos de escândalo envolvendo integrantes do governo, como o mensalão, e as denúncias feitas pelos veículos de comunicação sobre o tráfico de influência no Ministério da Casa Civil.
Em agosto, Bicudo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e ainda se recupera. Na última quarta-feira (22), participou da manifestação contra as críticas feitas pelo presidente brasileiro contra a mídia, e leu um manifesto pela democracia e liberdade de imprensa no país.
Leia mais
-
-






