TSE diz que Rosalba Ciarlini não fez uso abusivo da TV antes de eleições ao Senado
TSE diz que Rosalba Ciarlini não fez uso abusivo da TV antes de eleições ao Senado
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por quatro votos a dois, que as 64 aparições da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) na televisão durante os cinco meses antes de derrota do candidato a reeleição no Senado, Fernando Bezerra (PTB-RN), não influenciaram a sua vitória nas eleições de 2006.
Entre os ministros que votaram contra a cassação da senadora estavam Ricardo Lewandowski e Felix Fischer, que disse não ter se convencido da repercussão das aparições na televisão. "Não desconheço o poder da mídia, ainda mais da televisão [...] A mídia pode projetar no inconsciente coletivo, mas não significa que tenha tido êxito", argumentou Fischer.
Fernando Bezerra havia entrado com recurso em junho, sob a alegação de que a candidata fez uso abusivo e antecipado dos meios de comunicação para divulgar a candidatura ao Senado. Os ministros entenderam que as aparições na emissora TV Tropical - retransmissora do SBT no Rio Grande do Norte que alcança cerca de 80% do eleitorado do estado - não configuraram abuso de poder econômico e nem uso indevido dos meios de comunicação. Com iformações do Consultor Jurídico.






