"Tropa de Elite" vence em Berlim e deixa críticos insatisfeitos
"Tropa de Elite" vence em Berlim e deixa críticos insatisfeitos
O filme "Tropa de Elite", do cineasta José Padilha, ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, na noite do último sábado (16).
Contra todas as expectativas, e contrariando a opinião da imprensa internacional que classificou o filme como fascista e seu protagonista, o Capitão Nascimento, interpretado pelo ator Global Wagner Moura, foi ironicamente comparado ao Rambo, personagem que ganhou notoriedade nas telonas de todo o mundo, na década de 80.
O prêmio dá ao filme não apenas sobrevida nas salas de cinema brasileiros, mas potência ao filme para sua jornada de estréia nos EUA.
De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (18), pelo jornal O Estado de S.Paulo , a premiação do filme só foi possível, pois a mesa de jurados do Festival entendeu que a produção brasileira nada tinha a ver com as ásperas críticas dos especialistas em cinema, como a da revista Variety, que na voz de Jay Weissberg, classificou o filme de José Padilha como uma "monótona celebração da violência, um filme de recrutamento para fascistas brutamontes".
Ainda segundo a reportagem do Estadão , os responsáveis pelo longa esperam conseguir emplacar, no ano que vem, o mesmo sucesso da produção de Fernando Meirelles, "Cidade de Deus".
Críticos insatisfeitos
Após a coletiva de José Padilha, ouviu-se ruidosos aplausos que demonstravam certa contrariedade com a premiação do filme, o que também indicava que o mesmo não fazia parte, nem de longe, da lista de favoritos.
Leia mais






